Log in

ASCOOB recebe I Intercâmbio técnico de Finanças Solidárias

  • Published in Bahia

Durante os dias 20, 21 e 22 de Maio a ASCOOB recebe os participantes do I Intercâmbio Técnico de Finanças Solidárias. Essa atividade está prevista no “Projeto Nacional de Finanças Solidárias – Apoio e fomento às iniciativas de finanças solidárias com base em bancos comunitários de desenvolvimento, fundos solidários e cooperativas de crédito solidário”, convênio 00039/2013, financiado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE).

 

Participarão desse primeiro intercâmbio representantes Fundos Solidários, Bancos Comunitários e Coooperativas de Crédito Solidário, entre eles Banco Palmas, Banco Bem, Banco Tupinambá, Cáritas, Centro de Estudos e Assessoria, Ascoob, Crehnor, Nesol-USP .

A ideia do intercâmbio surgiu com o intuito de constituir um processo de produção conjunta de conhecimento ligado ao tema das finanças solidárias a partir do cotidiano de trabalho, suas dinâmicas, ferramentas, desafios e potencialidades de cada uma das iniciativas de finanças solidárias.

A atividade é parte de um processo mais amplo de encontros e articulações entre as três iniciativas de finanças solidárias que vem acontecendo de forma mais sistemática desde início de 2014.

Embora há muito tempo as iniciativas se reconheçam e são reconhecidas como finanças solidárias e como economia solidária, participem e se encontrem nos fóruns e conferências, realizem atividades conjuntas, não havia um processo sistemático de diálogo e construção de pautas e agendas comuns entre as três iniciativas. Com esse sentido de constituir uma dinâmica mais integrada das finanças solidárias, o Nesol, via projeto financiado pela Senaes/MTE, tem dado suporte à diversas atividades de articulação e integração dos bancos comunitários, cooperativas de crédito e fundos solidários.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Salvador Bahia

x
Página do facebook