Log in

Morre Consuelo Pondé presidente do IHGB aos 81 anos

  • Published in Bahia

A Bahia perde Morreu Consuelo Pondé de Sena, presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IHGB), ela veio a óbito na manhã desta quinta-feira (14), aos 81 anos, A historiadora estava internada há cerca de duas semanas, em Salvador, por causa de complicações decorrentes de uma pneumonia.

Segundo o Bahia Notícias, antes do internamento Consuelo chegou a publicar um artigo no jornal Tribuna da Bahia, onde era colunista, no qual falava sobre a doença e como a enfermidade afetava sua vida. “Desde que passei a conviver com essa ‘pulmonite’, comecei a experimentar novas e desagradáveis emoções, antes jamais por mim sentidas. Doença terrível que me tolhe o tônus vital, deixando-me diferente do que sou, ou fui.

Não tenho certeza de que voltarei a ser a mesma, porque senti na pele a fragilidade da nossa condição humana e me sinto outra pessoa”, escreveu. Consuelo Pondé ocupou cargos importantes como: Chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba; Diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba(1974-1983); Diretora da Associação Baiana de Imprensa (1984); Conselheira do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial (1982), ocupando sua vice-presidência; Conselheira da Associação Comercial, ocupando função na Mesa Diretora da Casa (1985); Diretora da Casa de Ruy Barbosa(1985); Membro da Diretoria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia(1982), exercendo, na oportunidade, a função de Oradora; Diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia (1987); Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, empossada em 1996, reeleita em 1998, 2000 e 2003; Membro do Conselho Consultivo da Associação Baiana de Imprensa (ABI).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Salvador Bahia

x
Página do facebook