Log in

Ações Integradas do Pacto Pnaic em Biritinga

  • Published in Biritinga

O Município de Biritinga finalizou as ações de 2016 do  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e Pacto com os Municípios, com um Seminário realizado na manhã de terça-feira 29/11 no Sindicato dos Servidores Municipais., cujo tema: REFLETDNDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO MUNICÍPIO DE BIRITINGA, estiveram no encontro: Professores Alfabetizadores, Coordenadores Pedagógicos, Orientadores de Estudos e a Coordenadora Local.

O PNAIC é uma iniciativa do Governo Federal em articulação com Estados e Municípios. Este programa dispõe de quatro eixos: “1. Avaliação em larga escala; 2. Gestão, mobilização e controle social; 3. Material didático e 4. Formação continuada de professores – este considerado o principal deles.” A meta principal do Pacto é “alfabetizar todas as crianças brasileiras de escolas públicas até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental, série que encerra – ou deveria encerrar – o chamado ciclo de alfabetização” (extraído do Portal Todos pela Educação).

O PNAIC iniciou suas ações com a formação em Língua Portuguesa em 2013, e em 2014 foi inserida a disciplina de Matemática. Em 2015 será ampliada para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as disciplinas de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.

 O PACTO/PNAIC entra no seu quarto ano de execução. “O nosso alvo é realizar capacitações focadas em práticas pedagógicas qualitativas. Cremos que, assim, oferecemos possibilidades reais para o alcance de resultados positivos de ensino-aprendizado na alfabetização da comunidade estudantil da rede pública de educação”, esclareceu a Professora Josiane Brito Souza, Coordenadora Local do Programa.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Salvador Bahia

x
Página do facebook