Log in

Paróquia de Biritinga realiza Oficina de Liturgia

  • Published in Biritinga

A formação ocorreu no Centro Paroquial no sábado (30), das 8h30 às 12h e contou com a presença de 100 pessoas de quase todas as comunidades da paróquia. A formação ficou responsável pelo experiente trio da Catedral de Serrinha, Karla Maciel, Gabriel Mota e Glória Carneiro. Durante a formação foi refletido sobre música litúrgica, leitores e salmistas. Segundo Karla Maciel, houve uma participação intensa dos integrantes de grupos litúrgicos.

Segundo o Pe. Ademir, pároco, a paróquia irá promover outros momentos como estes para aprofundar os assuntos.

Os avanços da Nova Evangelização depende da qualificação da experiência litúrgica durante as celebrações, de forma específica, durante a as celebrações da Palavra, responsáveis por boa parte dos fiéis. Essa conclusão também foi atingida pelo Sínodo Diocesano que dedicou em seu texto oficial 9 parágrafos sobre a Liturgia, do 23 ao 31. O número 26 diz: “Para uma profícua formação, há necessidade de iniciativas catequéticas aptas a instruir e introduzir os fiéis na compreensão e na participação da Liturgia…”.

O número 23 e 24 descrevem a essência da Liturgia; o 26, destaca a necessidade do amor a esta dimensão; o 26, como dito, cita a necessidade da formação; 27 pede um preparo adequado e a formação de coordenações; o 28, pede obediência ao rito oficial; o 29, preparação dos ministros; 30, sugere a formação de grupos de coroinhas e o 31 pede uma atenção especial ao Canto.

Fonte: Diocese de Serrinha

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Salvador Bahia

x
Página do facebook