Log in

Presidente da Embasa nega que sistema de água de Biritinga sofrerá um colapso

  • Published in Biritinga

Biritinga - O presidente da Embasa, Abelardo Filho, descartou qualquer possibilidade de desabastecimento nos municípios beneficiados pelo sistema integrado de abastecimento de água de Biritinga, que envolve, além deste município, os de Serrinha, Coité e Retirolândia.

A informação foi dada na tarde de segunda-feira (18), na sede da Embasa, em Salvador, quando acontecia uma reunião para tratar de extensão de rede de água de Biritinga para os povoados de Contador e Jitaí, no município de Retirolândia.

O presidente afirmou que “o manancial de água de Biritinga é de grande extensão, alcança o território do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, o que garante um abastecimento de pelo menos mais trinta anos aos municípios da região”. Porém, ele ressaltou a importância da população economizar o “liquido precioso” para garantir um abastecimento mais prolongado.

O presidente disse ainda que, embora os outros municípios sejam abastecidos através de barragens, a exemplo do povoado de Pedras Altas, não há um risco iminente de desabastecimento, e cita um estudo que está sendo feito pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para viabilizar uma possível transposição do rio São Francisco para abastecer cidades das regiões de Senhor do Bonfim e do Sisal, um projeto que será desenvolvido pelo Governo Federal.

Dia 04/03/2013 O Bahia em foco publicou essa artigo:

BIRITINGA: CADÊ O AUMENTO DE 50% NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA ANUNCIADO PELA EMBASA EM 2012?

Em entrevista a Agnaldo Lima do site Retiro Notícias, Abelardo Filho garantiu que “não haverá colapso no abastecimento do sistema integrado de Biritinga”, e acrescenta que “o novo sistema será entregue pelo governador Jaques Wagner no mês de abril”.

Abelardo Filho cita, ainda, o alto investimento do governo do Estado em mais de 700 projetos levados a cerca de 300 municípios, destacando, sobretudo, as obras estruturantes, como os sistemas integrados de Biritinga e Pedras Altas, para combater os efeitos da seca e garantir água de qualidade à população. portal do interior

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Salvador Bahia

x
Página do facebook