Log in

Prefeito de Lamarão demostra força e é eleito presidente da FECBahia

  • Published in Lamarão

O prefeito do município de Lamarão, Dival Medeiros Pinheiro (PT), ele que em janeiro foi eleito para presidir o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL, foi eleito na tarde desta sexta-feira, 31, presidente da Federação dos Consórcios da Bahia – FECBahia, durante o II Simpósio promovido pela entidade no auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador.

A eleição aconteceu dentro de uma extensa programação do Simpósio, onde Dival de Memel como é conhecido concorreu em chapa única e se elegeu por aclamação juntamente com o prefeito de Lafaiete Coutinho e presidente do CONVALE José Freitas de Santana vice-prefeito institucional, Antônio Mário Damasceno, prefeito de Itacaré e presidente do CDLLS, na condição de vice-presidente Administrativo, Claudinei Xavier Novato, prefeito de Capela do Alto Alegre e presidente do Consórcio da Bacia do Jacuípe – COBAJA, para a função de Tesoureiro.

De acordo com Osni Cardoso que foi o primeiro presidente da FECBahia, a federação foi criada há dois anos e tinha como intuito nivelar o conhecimento do que é consórcio, os acessos aos recursos e convênios e fazer com que esses gestores acreditem na união dos prefeitos, na capacidade deles se unirem e achar soluções praticas, a partir de um conjunto de gestores municipais.

Ainda segundo Cardoso que está deixando a presidência, a principal missão da FECBahia é aglutinar e orientar todos os consórcios, criar novos, acompanhar a politica de consórcio e fazer a interação com o governo do estado e governo federal. A Federação conta atualmente com mais de trinta Consórcios em toda Bahia e 23 deles estão filiados a FECBahia. No total aproximado de 350 prefeitos envolvidos.

Dival de Memel em apenas cinco anos na politica, já se destaca e eleva o nome de Lamarão para todo estado. Ele que foi reeleito no ano passado, poucos dias depois de ser reempossado, foi eleito presidente do CONSISAL e agora indicado por Osni Cardoso, foi eleito por aclamação para presidir a FECBahia.

Em entrevista ao Calila Noticias, Dival demonstrou conhecimento de como funciona a federação, segundo ele, o Consorcio Publico é uma modalidade de administração regional que foi estudada em cada região, economicamente falando, com uma importância muito grande na vida dos municípios, “porque o consórcio é uma junção de prefeitos regional, territorial, e cada território tem uma economia voltada de forma diferente e essa economia gerou esses territórios, que são demandados para os governos federal e estadual e das próprias prefeituras. Então, esses recursos são capitaneados de maneira consorciada, fiscalizado pelos prefeitos que fazem parte do consórcio e cada dia que passa, os consórcios vem dando provas que as ações conseguem chegar na ponta com mais rapidez e menos custo”, afirmou Dival

O novo presidente disse também que não será complicado administrar Lamarão, Consisal que tem 20 municípios filiados e agora a FECBahia. Segundo ele, existe uma equipe técnica muito competente que ele pode contar, citou a figura de José Silva, fundador do Consisal, da FECBahia, tendo sido secretário executivo das duas entidades, e que é conhecido por todos envolvidos nesse meio, “ele que pela sua grande experiência desempenhou vários projetos, inclusive na montagem de novos consórcios no estado. Quanto ao município de Lamarão só tem a ganhar, porque passa a ser enxergado, quando assumi tinha o índice de IDH  mais baixo da Bahia e cada dia que passa se torna mais conhecido e eu enquanto prefeito participarei das decisões junto aos governos, para estar pleiteando coisas melhores para região, assim como Lamarão, por estar inserido nela”, explicou Dival.

O prefeito de Capela do Alto Alegre e presidente do Consórcio da Bacia do Jacuipe Claudinei Xavier Novato também acumulou cargo público e fará parte da diretoria da FECBahia como tesoureiro. Ele disse ao CN que foi uma honra, depois de ser eleito presidente do consórcio da sua região, agora ser escolhido para um cargo na FECBahia.

Segundo Dr Nei como é conhecido,  a nova Diretoria chega com a grande missão de suceder  a grande gestão de Osni Cardoso, mas também com grande desafio que é consolidar o modelo. “O sucesso de nossa gestão representará com certeza a consolidação do novo modelo administrativo que o Governo Federal e estadual está investindo, que é o modelo de gestão através dos consórcios com um série de benefícios inequívocos para a população em geral”, conclui Dr Nei.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Salvador Bahia

x
Página do facebook